Unid. Santana de Parnaíba
11 4705 8288 11 4705 8289 Unid. Cajamar
11 4408 6172 11 4498 5039 Unid. Sumaré
19 3054 2491
Unid. Santana de Parnaíba
11 94682 7073 Unid. Cajamar
11 95405 5029 Unid. Sumaré
19 98836 5851

Você sabia que o estresse pode prejudicar seus dentes?

Você sabia que o estresse pode prejudicar seus dentes?

2020 foi um ano estressante para muitos por conta da pandemia. Seja por causa do trabalho, desemprego, aflição de ficar isolado, mudanças nas rotinas... esse sentimento desencadeou alguns problemas de saúde, afetando principalmente a saúde bucal e provocando doenças como periodontite, halitose, boca secaaftas, cáries e o bruxismo.

 

O QUE É O BRUXISMO? E COMO O ESTRESSE PODE CAUSÁ-LO?

O bruxismo é uma desordem funcional que se caracteriza pelo apertar e/ou o ranger dos dentes. Podendo acontecer durante o sono e até mesmo ao longo do dia, esse hábito provoca o desgaste e o amolecimento dos dentes. Em casos mais graves, pode causar problemas na gengiva, ósseos e na articulação da mandíbula (ATM).

Esse problema pode aparecer tanto em adultos quanto em crianças e, em alguns casos, produz sons. Aparecendo por razões físicas ou psicológicas, é muito comum que pessoas que são submetidas a momentos de estresse, ansiedade, tensão, raiva e/ou frustração desenvolvam o bruxismo.

 

QUAIS SÃO OS SINAIS?

Os principais sinais do bruxismo são:

– Dentes lascados, achatados, fraturados, soltos;

– Dor de cabeça;

– Dor na articulação temporomandibular (ATM);

– Dor na mandíbula;

– Esmalte dentário desgastado;

– Fadiga facial;

– Quebra de próteses e coroas dentárias;

– Ranger ou apertar os dentes;

– Recuos de língua;

– Sensibilidade dentária.

 

DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO

Apenas um profissional que entenda sobre o assunto pode dar o diagnóstico preciso de bruxismo. Geralmente, os dentistas são os mais procurados para tratar a condição por conta da região que ela atinge.

Através de um diagnóstico feito por meio da observação clínica, o dentista poderá indicar o melhor tratamento para o caso, como recuperar os danos causados na estrutura dental e a indicação do uso da placa de dormir, que é feita sob medida para proteger os dentes.

 

EVITE QUE O ESTRESSE PREJUDIQUE A SUA SAÚDE BUCAL

O bruxismo é um hábito inconsciente para muitas pessoas que acabam nem percebendo que estão rangendo os dentes. O estresse pode potencializá-lo e prejudicar a saúde bucal, por isso, caso você tenha alguns dos sinais citados acima, procure um profissional.

Seu sorriso merece toda atenção para que o seu bem-estar não seja atingido. Agende uma avaliação na CLÍNICA DO FUTURO e cuide da sua saúde bucal.

Um 2021 cheio de saúde e sorrisos!

Mais recentes