Unid. Santana de Parnaíba
11 4705 8288 11 4705 8289 Unid. Cajamar
11 4408 6172 11 4498 5039 Unid. Sumaré
19 3054 2491
Unid. Santana de Parnaíba
11 94682 7073 Unid. Cajamar
11 95405 5029 Unid. Sumaré
19 98836 5851

Como fazer a higiene bucal usando aparelho fixo?

Como fazer a higiene bucal usando aparelho fixo?

É preciso ficar muito atento quando se trata de higiene bucal, ainda mais quando utiliza o aparelho ortodôntico fixo. A falta de cuidados gera problemas bucais que podem ser evitados de maneira fácil e simples. Os bráquetes são colados na superfície dos dentes e acabam dificultando a limpeza e é por isso que o cuidado deve ser redobrado.

Os alimentos se juntam ao redor dos bráquetes e caso não ocorra a higienização correta, aumenta a formação da placa bacteriana e risco de surgimento de cáries e inflamações gengivais. A má higiene oral também prejudica as gengivas, já que elas ficam mais sensíveis com o uso de aparelho fixo e pode desenvolver gengivites.

 

COMO DEVE SER FEITA A HIGIENIZAÇÃO?

Alguns passos podem ser seguidos para isso, e mesmo que você tenha uma boa higiene bucal, é comum ficar com aquela sensação de ainda possuir resíduos no aparelho de forma constante. É possível realizar essa etapa com os itens que você possui em casa, como a escova de dentes convencional e o fio dental. Mas caso você prefira um trabalho mais minucioso, pode optar por alguns instrumentos próprios para a limpeza bucal com aparelho fixo.

Na hora da escovação, opte por escovas com cerdas macias e cabeça estreita ou pequena. O jeito certo de escovar os dentes, independente se possui aparelho ou não, é com a escova posicionada em um ângulo de 45 graus. Também é possível o uso de uma escova ortodôntica que é um pouco menor que as mais comuns e possui a cabeça com as cerdas no formato de V. Com ela é mais fácil limpar entre os espaços do aparelho.

O fio dental é um dos itens mais importantes nessa etapa. O fio do aparelho pode dificultar a passagem do fio dental nos dentes e, para ajudar, existe o “passa fio”. O passa fio é um objeto em forma de uma agulha que ajuda a direcionar o fio dental entre o aparelho, garantindo a limpeza correta dessas áreas.

Para completar a higiene, é bom utilizar um enxaguante bucal para fazer o bochecho. Mas é bom evitar os enxaguantes bucais que contem álcool em sua composição, pois podem agredir a gengiva e bochechas. Opte por aqueles que contenham flúor em sua fórmula para proteger seus dentes, ainda mais contra às cáries.

 

PARA VOCÊ!

O aparelho fixo é um grande aliado para consertar dentes tortos e problemas de mordida, mas ao mesmo tempo é um complicador da limpeza bucal. Fique atento aos cuidados com a limpeza de sua boca e siga as nossas dicas. E caso você esteja procurando algum dentista para uma consulta de rotina ou ajudar na sua manutenção dos aparelhos, venha para a CLÍNICA DO FUTURO! Entre em contato conosco.

Mais recentes