Dente trincado? Nãaaaoooo!!

Adquirir um dente trincado é muito fácil. Pode acontecer ao mastigarmos alimentos duros ou até mesmo com aquela mania de roer algum objeto sólido, causando o aparecimento de rachaduras.

COMO SURGE UM DENTE TRINCADO?
Ele surge quando se forma uma rachadura em determinado dente e quase não é visto a olho nu. Para ser constatado, é necessário um exame de radiografia. O dente pode trincar ao mastigar objetos e alimentos duros ou até mesmo através de um acidente que envolva uma pancada na boca. Ranger os dentes, bruxismo ou apertá-los com muita força também pode fazer com que ocorra esse problema.
Depois de ser trincado, diferente de algumas zonas do nosso corpo que se regeneram sozinhas, o dente não possui esse poder. É preciso passar por um tratamento indicado por um dentista e, dependendo da gravidade, ele pode sugerir a reparação com materiais específicos ou outros tratamentos, como uma coroa, canal, e caso já esteja em um grau avançado, é necessário a remoção do dente.

COMO SABER QUE MEU DENTE ESTÁ TRINCADO?
É preciso ficar atento aos sinais e sintomas porque, como falamos, ele não é visível a olho nu. Se a lesão no dente for superficial, atingindo apenas a camada externa do dente, é possível não ter nenhum sintoma. Mas se atinge partes mais fundas, pode ter sensibilidade ou até mesmo dor de dente. Sua dor varia de um grau leve que aparece de vez em quando, até uma dor intensa que surge sempre que se mastiga ou bebe algo.

COMO FAÇO PARA PREVINIR?
Primeiro, fique atento ao que você coloca na boca e o tanto de força você faz para comer algo.  Caso você tenha o costume de ranger ou apertar os dentes, procure um dentista e converse com ele sobre isso. Ele pode te indicar um tratamento especialmente para isso, além de evitar que esse hábito aumente o risco de trincar o dente.

QUAL O TRATAMENTO?
O dentista vai olhar como está a rachadura no dente e só assim ele poderá ver qual o melhor tratamento para o seu caso. As opções mais comuns de tratamento são:

• Se rachadura for leve ou superficial, ela não causa sintomas e aí você pode fazer acompanhamentos no dentista em períodos regulares;
  • Colocar uma coroa dentária para proteger e reforçar o dente enfraquecido;
  • Fazer um tratamento de canal para a remoção da polpa, caso ela seja atingida;
  • Consertar o dente atingido, através de uma reparação que usa um adesivo dental ou uma resina especial para restaurar;

E caso nenhuma das opções acima resolva, é indicado a remoção do dente.

DICA DA CLÍNICA DO FUTURO

O dente trincado  pode parecer inofensivo, mas ele pode prejudicar muito a sua saúde dental, além de causar um trauma emocional. Cuide de seu sorriso, de seu bem-estar. Aqui, na CLÍNICA DO FUTURO , possuímos os tratamentos perfeitos caso você esteja passando por isso. Entre em contato  conosco e marque sua consulta.