Unid. Santana de Parnaíba
11 4705 8288 11 4705 8289 Unid. Cajamar
11 4408 6172 11 4498 5039 Unid. Sumaré
19 3054 2491
Unid. Santana de Parnaíba
11 94682 7073 Unid. Cajamar
11 95405 5029 Unid. Sumaré
19 98836 5851

Em qual momento devo fazer um tratamento de canal?

Em qual momento devo fazer um tratamento de canal?

O tratamento de canal é um dos tratamentos utilizados no ramo da endodontia  que é responsável por tratar de lesões ou doenças que atingem a polpa dos dentes. A polpa é composta por nervos, vasos sanguíneos e tecidos sensíveis.

O QUE É O TRATAMENTO DE CANAL?
Quando a polpa apresenta estar doente ou sofre alguma lesão, ela não consegue se recuperar sozinha e acaba necrosando. Uma fratura dentária ou uma cárie de grau avançado são uma das causas mais comuns. Isso acaba permitindo a entrada de bactérias na polpa e gerando uma infecção dentro do dente.

Se o problema demorar para ser tratado, na raiz do dente dentro do osso maxilar ou mandibular, forma-se um abscesso, que nada mais é do que o pus. Quando não acontece a remoção da polpa infectada, o resultado é dor e inchaço, e em alguns casos até lesões maxilares podem acontecer.

O tratamento de canal então entra como um procedimento para a remoção da polpa doente. Com o auxílio de uma lima especial, a polpa danificada é removida, limpa e desinfetada, e depois a área afetada é preenchida com um tipo de cimento odontológico.

Quando um dente recebe esse procedimento, ele acaba perdendo a sensibilidade. Então ele não sentirá mais dor ou outras sensações provocadas pela alimentação, escovação etc. Caso o tratamento de canal não resolva o problema, ele passa por um retratamento endodôntico. O dente precisa ser aberto mais uma vez e passar por todo o processo novamente.

COMO SABER DE PRECISO DE UM TRATAMENTO DE CANAL?
Fique atento aos sintomas como:

  • Dor de dente;
  • Cárie profunda;
  • Sensibilidade;
  • Febre;
  • Abscesso na gengiva;
  • Inchaços;
  • Trauma nos dentes.

 

Só o dentista pode fazer o diagnóstico correto, já que nem sempre a dor no dente indicará a necessidade do tratamento de canal. Caso esteja com esses sintomas, fale com seu dentista ou com a CLÍNICA DO FUTURO.

EM QUAIS CASOS É NECESSÁRIO O TRATAMENTO?
O dentista escolherá o tratamento de canal quando:

  • Aconteceu uma fratura no dente que deixou o nervo exposto;
  • Um trauma dental;
  • Aumento da sensibilidade que acabou evoluindo para dor;
  • O esmalte e a dentina foram destruídos até a polpa, causando a inflamação ou infecção; 
  • A polpa se degenerou;
  • Ocorreu a destruição do dente.

 

COMO É FEITO O PROCEDIMENTO?
Após o dentista constatar a necessidade de um tratamento de canal, é exigido um exame de raio-x para avaliar a intensidade das infecções e dos danos causados no dente. Depois, o primeiro passo é aplicar uma anestesia local para abrir a coroa do dente e, assim, remover a polpa. Será seguido o caminho indicado pelo exame de raio-x para apenas remover as partes afetadas.

Os canais do dente são limpos e desinfetados para, posteriormente, o interior do dente ser preenchido com um material obturador: o cimento odontológico. O dente é restaurado com uma resina para preservar a sua estética e proteger o interior de outras bactérias.

COMO PREVINIR?
Uma boa higiene bucal já ajuda. Procure escovar os dentes três vezes ao dia e utilize o fio dental antes de dormir. Uma pasta de dente rica em flúor é ótima para fortalecer o esmalte dentário. Ah... e como sempre orientamos: evite alimentos com muito açúcar e alimentos ácidos.

DICA DA CLÍNICA DO FUTURO
Um tratamento de canal feito com cuidado e atenção é muito importante para garantir que a infecção seja eliminada. Se a infecção vai para a corrente sanguínea, ela pode causar problemas muito mais sérios em sua saúde. Aqui na CLÍNICA DO FUTURO  temos profissionais experientes e cautelosos para cuidar de você. Entre em contato  conosco!

 

Mais recentes