Feridas e infecções bucais podem ser comuns, mas é importante se prevenir

Existem diferentes tipos de lesões que podem aparecer na boca ou ao redor dela. Algumas podem indicar que tem algo de errado.  Para você compreender melhor e ficar atento às feridas e infecções que possam surgir, a CLÍNICA DO FUTURO compartilha informações que ajudarão na sua qualidade de vida, alimentação, bem-estar e saúde bucal.

AFTAS

Costumam aparecer no interior da boca no formato de pequenas feridas na coloração branca ou acinzentadas com uma borda vermelha. As aftas não são contagiosas e podem demorar de uma ou duas semanas para cicatrizar por conta própria, sem o uso de medicamentos.

SIALOADENITE

A sialoadenite é uma inflamação que ocorre nas glândulas salivares. Provocada por uma infecção bacteriana, ela ocasiona o acúmulo de pus no local, deixando a área afetada inchada. Se não tratada, essa infecção pode se espalhar pelo corpo e levar ao desenvolvimento de tumores benignos ou malignos; portanto, se observar algo diferente, não deixe de procurar seu dentista ou a CLÍNICA DO FUTURO.

ABSCESSO DENTÁRIO

Essa infecção bucal é capaz de trazer problemas seríssimos. O abscesso dentário ocorre quando uma bactéria afeta o nervo do dente e os vasos sanguíneos, espalhando pela raiz e causando o acúmulo de pus.

Para resolver esse problema, os dentistas costumam indicar o tratamento de canal para que seja possível salvar o dente e não seja feita uma remoção. Quando não cuidado, o abscesso pode causar complicações como infecções em outras partes da boca.

LEUCOPLASIA

A leucoplasia é uma lesão que aparece na parte interna das bochechas, na língua ou no céu da boca. Pode ser provocada por irritações decorrentes de restaurações dentárias, próteses e coroas mal colocadas. Também é possível estar relacionada ao vírus HIV, a mononucleose e ao uso do tabaco.

HERPES LABIAL

A herpes labial é uma doença altamente contagiosa que costuma se manifestar como feridas bucais fora da boca em formato de crostas. São avermelhadas e se localizam ao redor dos lábios, mas podem aparecer também no nariz ou no queixo.

É provocada pelo vírus HSV-1 e possui fluídos em seu interior que quando estouram, podem espalhar o problema para outras regiões. A herpes labial não tem cura e pode se manifestar outras vezes quando o portador estiver estressado, tiver febre ou se expor ao sol.

CANDIDÍASE

Popularmente conhecida como sapinho, a candidíase é provocada pelo crescimento excessivo de fungos na boca ou na garganta. Ela se desenvolve nos tecidos moles e úmidos dentro da boca e sua fisionomia é uma mancha branca e lisa, com base vermelha. Essa mancha pode ser dolorida e, às vezes, pode até sangrar.

COMO PREVENIR ESSAS LESÕES?

. Dê valor à higiene oral diária;

. Evite tomar bebidas muito quentes que possam queimar a língua;

. Atenção na hora de escovar os dentes para não deixar escapar a escova e machucar a gengiva;

.  Somente use medicamentos utilizados no tratamento de doenças inflamatórias intestinais sob prescrição médica;

. Não compartilhe copos, talheres e alimentos com pessoas desconhecidas ou que possam ter alguma lesão;

. Cuidado com alguns vírus e doenças em outras partes de seu corpo. Elas podem desencadear lesões na boca;

. Nunca coloque a mão na boca sem lavá-las;

. Mantenha sua imunidade sempre em alta.

PARA VOCÊ!

Feridas e infecções bucais podem ser um caso simples ou exigir maior atenção. Além dos problemas citados acima, algumas doenças graves podem aparecer em forma de feridas e infecções nesse local. Caso esteja com uma ferida bucal que não desapareceu no período de 10 dias, procure seu dentista ou a CLÍNICA DO FUTURO para evitar possíveis complicações. Entre em contato conosco!