Unid. Santana de Parnaíba
11 4705 8288 11 4705 8289 Unid. Cajamar
11 4408 6172 11 4498 5039 Unid. Sumaré
19 3054 2491
Unid. Santana de Parnaíba
11 94682 7073 Unid. Cajamar
11 95405 5029 Unid. Sumaré
19 98836 5851

Feridas e infecções bucais podem ser comuns, mas é importante se prevenir

Feridas e infecções bucais podem ser comuns, mas é importante se prevenir

Existem diferentes tipos de lesões que podem aparecer na boca ou ao redor dela. Algumas podem indicar que tem algo de errado.  Para você compreender melhor e ficar atento às feridas e infecções que possam surgir, a CLÍNICA DO FUTURO compartilha informações que ajudarão na sua qualidade de vida, alimentação, bem-estar e saúde bucal.

 

AFTAS

Costumam aparecer no interior da boca no formato de pequenas feridas na coloração branca ou acinzentadas com uma borda vermelha. As aftas não são contagiosas e podem demorar de uma ou duas semanas para cicatrizar por conta própria, sem o uso de medicamentos.

 

SIALOADENITE

A sialoadenite é uma inflamação que ocorre nas glândulas salivares. Provocada por uma infecção bacteriana, ela ocasiona o acúmulo de pus no local, deixando a área afetada inchada. Se não tratada, essa infecção pode se espalhar pelo corpo e levar ao desenvolvimento de tumores benignos ou malignos; portanto, se observar algo diferente, não deixe de procurar seu dentista ou a CLÍNICA DO FUTURO.

 

ABSCESSO DENTÁRIO

Essa infecção bucal é capaz de trazer problemas seríssimos. O abscesso dentário ocorre quando uma bactéria afeta o nervo do dente e os vasos sanguíneos, espalhando pela raiz e causando o acúmulo de pus.

Para resolver esse problema, os dentistas costumam indicar o tratamento de canal para que seja possível salvar o dente e não seja feita uma remoção. Quando não cuidado, o abscesso pode causar complicações como infecções em outras partes da boca.

 

LEUCOPLASIA

A leucoplasia é uma lesão que aparece na parte interna das bochechas, na língua ou no céu da boca. Pode ser provocada por irritações decorrentes de restaurações dentárias, próteses e coroas mal colocadas. Também é possível estar relacionada ao vírus HIV, a mononucleose e ao uso do tabaco.

 

HERPES LABIAL

A herpes labial é uma doença altamente contagiosa que costuma se manifestar como feridas bucais fora da boca em formato de crostas. São avermelhadas e se localizam ao redor dos lábios, mas podem aparecer também no nariz ou no queixo.

É provocada pelo vírus HSV-1 e possui fluídos em seu interior que quando estouram, podem espalhar o problema para outras regiões. A herpes labial não tem cura e pode se manifestar outras vezes quando o portador estiver estressado, tiver febre ou se expor ao sol.

 

CANDIDÍASE

Popularmente conhecida como sapinho, a candidíase é provocada pelo crescimento excessivo de fungos na boca ou na garganta. Ela se desenvolve nos tecidos moles e úmidos dentro da boca e sua fisionomia é uma mancha branca e lisa, com base vermelha. Essa mancha pode ser dolorida e, às vezes, pode até sangrar.


COMO PREVENIR ESSAS LESÕES?

. Dê valor à higiene oral diária;

. Evite tomar bebidas muito quentes que possam queimar a língua;

. Atenção na hora de escovar os dentes para não deixar escapar a escova e machucar a gengiva;

.  Somente use medicamentos utilizados no tratamento de doenças inflamatórias intestinais sob prescrição médica;

. Não compartilhe copos, talheres e alimentos com pessoas desconhecidas ou que possam ter alguma lesão;

. Cuidado com alguns vírus e doenças em outras partes de seu corpo. Elas podem desencadear lesões na boca;

. Nunca coloque a mão na boca sem lavá-las;

. Mantenha sua imunidade sempre em alta.

 

PARA VOCÊ!

Feridas e infecções bucais podem ser um caso simples ou exigir maior atenção. Além dos problemas citados acima, algumas doenças graves podem aparecer em forma de feridas e infecções nesse local. Caso esteja com uma ferida bucal que não desapareceu no período de 10 dias, procure seu dentista ou a CLÍNICA DO FUTURO para evitar possíveis complicações. Entre em contato conosco!

Mais recentes