O que é a cirurgia buco maxilofacial?

A cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial  é um ramo da odontologia responsável por tratar cirurgicamente as doenças da boca, dentes, maxilares e estruturas faciais. Entre elas estão os tumores benignos e malignos, cistos, traumatismos, deformidades faciais, doenças ocasionadas por microorganismos, e manifestações orais interligadas a doenças como AIDS, sífilis, tuberculoses etc.

O procedimento pode ser usado também para a correção de problemas articulatórios, como a síndrome da articulação temporo mandibular (ATM), tratamento de ronco e apneia do sono. Também é indicada para problemas ortodônticos severos, como arcadas dentárias mal posicionadas.

Essas doenças acabam gerando um certo impacto no rosto, provocando a sua deformidade e é nessa hora que entra a necessidade de uma intervenção cirúrgica. Por ser uma cirurgia de grande porte, ela é de âmbito ambulatorial ou hospitalar. É realizada sob anestesia geral e precisa de muito cuidado.

Só um ortodontista é capaz de analisar seu quadro e decidir se a cirurgia bucomaxilofacial  é a melhor opção para o seu caso. Após uma série de exames, será designado qual o tipo de intervenção a ser feita e se você tem condições de passar pelo processo. Dependendo do caso, é necessário um tratamento ortodôntico prévio com o uso de aparelhos fixos ou móveis.

Depois da cirurgia, é comum apresentar algum tipo de dor, por isso é preciso seguir à risca as orientações pós-cirúrgicas. É importante manter uma dieta leve e líquida, além de ingerir comidas frias ou à temperatura ambiente. Sua recuperação é rápida, levando de 10 a 15 dias para voltar às suas atividades.

DICA DA CLÍNICA DO FUTURO

A cirurgia bucomaxilofacial é relevante em alguns casos, mas lembre-se: procure um ortodontista de confiança para ele avaliar se é necessário que o processo seja feito. Aqui na CLÍNICA DO FUTURO  temos profissionais capacitados para ajudar em cada tratamento. Retome a sua confiança e autoestima para sorrir. Entre em contato  conosco e marque uma consulta para avaliação.