O que é abscesso dentário?

O abscesso dentário é um dos problemas bucais que podem aparecer com mais facilidade. Provavelmente você nunca ouviu falar sobre ele, por isso que nós da CLÍNICA DO FUTURO resolvemos abordar o assunto e tirar as possíveis dúvidas.

O QUE É ABSCESSO DENTÁRIO?

O abscesso dentário aparece por conta de um processo inflamatório causado por bactérias. Ele é um inchaço doloroso e repleto de pus (um líquido grosso e amarelado), podendo aparecer na região periapical ou na periodontal. Essa inflamação acontece devido às bactérias, células mortas e líquido inflamatório que se formam a partir de uma infecção bacteriana não tratada.

TIPOS DE ABSCESSO DENTÁRIO

O abscesso dentário se forma rapidamente, podendo aparecer em dois tipos: o periodontal e o periapical.

O abscesso dentário periodontal acontece ao redor do dente, sendo causado pelo acúmulo de placa bacteriana e tártaro que invadiram a gengiva e o osso alveolar, inclusive já falamos um pouco aqui em nosso blog sobre eles. Clique aqui e leia mais sobre o assunto.

Já o abscesso dentário periapical ocorre envolto da raiz do dente, na periferia do ápice radicular ou periápice, sendo causado pela infecção dentro do canal dentário com a polpa morta que não foi tratada. Quando não cuidado, pode gerar consequências graves para a sua saúde bucal, como a destruição do osso do local.

Quer saber em qual momento você precisa fazer um tratamento de canal? Clique aqui e saiba mais!

SINTOMAS

Independentemente do tipo, a maioria dos abscessos são doloridos e fazem com que as pessoas procurem um dentista com urgência. Às vezes, a infecção gera pouca ou quase nenhuma dor. Também pode aparecer um aumento de volume nas regiões próximas aos dentes, bochechas ou pescoço, gerando mau hálito e um gosto amargo na boca, que são causados pelo pus.

ATENÇÃO! Procure a ajuda de um profissional com urgência, pois um abscesso dentário mal tratado pode trazer sérias consequências à sua saúde.

TRATAMENTO

Para tratar o abscesso, o dentista faz um procedimento para drenar o pus e cuidar do que gerou a infecção. Seja através de uma raspagem para remover o cálculo, tratamento de canal ou até mesmo a extração do dente infeccionado.

PARA VOCÊ!

O abscesso dentário pode causar sérios problemas na sua saúde bucal, por isso ao notar qualquer sintoma apresentado acima, procure um dos dentistas da CLÍNICA DO FUTURO! Entre em contato conosco, agende uma avaliação em uma das nossas clínicas e cuide de sua saúde.