Unid. Santana de Parnaíba
11 4705 8288 11 4705 8289 Unid. Cajamar
11 4408 6172 11 4498 5039 Unid. Sumaré
19 3054 2491
Unid. Santana de Parnaíba
11 94682 7073 Unid. Cajamar
11 95405 5029 Unid. Sumaré
19 98836 5851

O que é disfunção temporomandibular?

O que é disfunção temporomandibular?

Sua mandíbula tem travado ou se descolado ultimamente? Ao abrir e fechar a boca escuta um barulho como se fosse um clique? Está ouvindo um zumbido com frequência? Está sempre com dor de cabeça? Cuidado! Pode ser que você tenha DTM - Disfunção Temporomandibular.

Antes de entender o que é a DTM, você precisa saber sobre a articulação temporomandibular. A ATM é uma articulação que liga o maxilar ao crânio. É uma das articulações mais complexas do corpo humano. É ela que possibilita o movimento da mandíbula para frente, para trás e para os lados, permitindo que você fale e mastigue.

 

ENTÃO... O QUE É DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR?

A DTM é um sinal que a sua articulação temporomandibular não está funcionando como deveria. Ela dá a sensação que a mandíbula está saltando para fora, fazendo um estalo ou travando, mesmo que seja por questão de segundos. E isso pode ser ocasionado por diversos fatores, como acidentes, quedas onde o rosto e a mandíbula foram lesionados, estresse, tensão muscular, genética, bruxismo e hábitos como roer unhas e mascar chiclete. Doenças como artrite, fibromialgia e câncer também podem prejudicar as articulações da mandíbula. Por isso, fique atento às dores faciais. Elas merecem atenção redobrada!

 

SINTOMAS DA DTM

A DTM possui muitos sintomas, mas caso você desconfie que possua essa disfunção, lembre-se que um cirurgião bucomaxilofacial pode confirmar as suas suspeitas. Geralmente os sintomas são:

  • Dor ao bocejar, ao abrir muito a boca ou ao mastigar;
  • Flacidez dos músculos da mandíbula;
  • Dores de cabeça, dores de ouvido, dor e pressão atrás dos olhos;
  • Mudança brusca no modo em que os dentes superiores e inferiores se encaixam;
  • Mandíbulas que "ficam presas", travam ou saem do lugar;
  • Um "clique" ou sensação de desencaixe ao abrir ou fechar a boca.

 

QUAL O TRATAMENTO?

Por enquanto a DTM ainda não possui uma cura, mas existem diversos tratamentos para diminuir os sintomas. O seu dentista irá indicar de acordo com o seu caso. Alguns desses tratamentos são:

  • Técnicas de relaxamento para ajudar a controlar a tensão muscular na mandíbula;
  • Um aparelho para reduzir os efeitos de travamento ou rangido.

Caso nenhum método funcione, uma cirurgia pode ser recomendada.

 

PARA VOCÊ!

A disfunção temporomandibular (DTM) pode prejudicar o seu dia a dia. Caso perceba seus sintomas, entre em contato conosco da CLÍNICA DO FUTURO! Nosso especialista pode diagnosticar e recomendar o melhor tratamento. Cuide de seu bem-estar.

Mais recentes