Unid. Santana de Parnaíba
11 4705 8288 11 4705 8289 Unid. Cajamar
11 4408 6172 11 4498 5039 Unid. Sumaré
19 3054 2491
Unid. Santana de Parnaíba
11 94682 7073 Unid. Cajamar
11 95405 5029 Unid. Sumaré
19 98836 5851

O que é odontopediatria?

O que é odontopediatria?

Odontopediatria é a área especializada da odontologia que cuida da saúde bucal de bebês, crianças e, até, adolescentes na faixa etária dos 12 anos. Ela garante que os primeiros dentes da criança permaneçam saudáveis e livres de cárie e outras doenças.

A saúde bucal dos filhos é mais um alerta aos pais para evitar alguns problemas dentários comuns da infância e, por isso, é importante ter certos cuidados.


QUAIS OS PROBLEMAS BUCAIS COMUNS EM CRIANÇAS?
O uso de chupetas e mamadeiras sem o acompanhamento profissional certo pode gerar impactos no desenvolvimento da estrutura óssea e muscular da face, causando deformações. A mamadeira, por exemplo, também pode trazer a famosa “cárie de mamadeira”, que são aquelas relacionadas a má higiene bucal logo após o consumo de leite e outros líquidos à noite.

O tal conhecido “sapinho”, a monilíase, é uma infecção da orofaringe causada por fungos que também é muito comum e merece atenção.

A perda precoce dos dentes de leite pode não parecer algo tão grave, mas perder os dentes antes da hora pode fazer com que a boca e seus movimentos, como a mastigação, não funcionem da forma programada, deixando os dentes tortos ou desalinhados.
O odontopediatra pode ajudar em cada fase. Ele pode indicar os acessórios mais adequados para a criança e o tempo de uso, assim como os melhores produtos para a higienização bucal da criança e qual o momento certo para a utilização do flúor. Ele também indica a melhor hora para a correção de problemas ósseos e nos dentes que apresentam alguma deformação ou que encontram-se em posição inadequada.


QUANDO PROCURAR UM ODONTOPEDIATRA?
Quanto mais cedo, melhor. É indicado visitas periódicas de 6 em 6 meses para acompanhar cada mudança; porém, fique atento às seguintes questões:

. Nascimento dos primeiros dentinhos;
. Se a respiração acontece somente pela boca;
. Ao parar de usar chupeta;
. Se a criança caiu e bateu o dente;
. Mancha escura no dente;
. Se a criança range os dentes ao dormir.

O acompanhamento é necessário para um bom desenvolvimento em cada faixa etária, ajudando a prevenir problemas bucais que podem perdurar a vida toda.


COMO FAZER UM CHECK UP?
A CLÍNICA DO FUTURO oferece toda estrutura para cuidar da saúde bucal das crianças, além de apresentar especialistas que atendem com total didática, carinho, conforto e tecnologia.

É feita uma avaliação mais minuciosa e, se necessário, realizamos radiografias para melhor diagnosticar os problemas. O odontopediatra orientará sobre os cuidados para manter a saúde bucal em ordem e informará a necessidade ou não de tratamento.


DICA DA CLÍNICA DO FUTURO
A prevenção é a melhor forma de evitar problemas futuros!


A CLÍNICA DO FUTURO tem a odontopediatria, ou seja, o que sua criança precisa! O melhor cuidado desde o nascer dos dentes de “leite” até o nascimento dos dentes definitivos. A primeira dentição serve como um guia para o desenvolvimento dos dentes fixos.

Entre em contato e agende uma consulta com nosso especialista!

Mais recentes