Placa bacteriana e tártaro: vilões da sua saúde bucal

A higiene bucal feita diariamente de forma correta ajuda na prevenção de doenças e problemas, como na placa bacteriana e no tártaro. Muitas pessoas pensam que são a mesma coisa, mas a placa bacteriana e o tártaro são distintas.

O QUE É PLACA BACTERIANA?

A placa bacteriana é uma camada que se forma nos dentes, podendo ser gerada até mesmo em dentaduras, aparelhos ortodônticos, lente de contato dental e implantes. Mesmo após escovar os dentes, a camada já começa a se formar e continua até a próxima higienização.  Ela é composta por bactérias que existem na boca e por vários tipos de células, como células descamadas e de defesas.

Quanto mais tempo você demora para higienizar a sua boca, as bactérias ruins se multiplicam e se organizam. É através da placa bacteriana que grande parte das doenças e problemas da saúde bucal aparecem, como cárie, inflamação, e até mesmo a perda de tecidos da gengiva.

O QUE É TÁRTARO?

O tártaro é uma ação que acontece decorrente ao acúmulo de placa bacteriana. Com a junção da saliva e da placa bacteriana, acaba gerando uma mineralização que fica grudada nas superfícies da boca, ou seja, se a placa bacteriana não é removida, ela vira o tártaro que só pode ser removido por um dentista. O acúmulo de tártaro pode causar inflamação gengival que, quando evolui, gera problemas bucais graves, como a retirada de um dente.

A remoção do tártaro acontece através da raspagem, uma limpeza feita especialmente por um dentista. Normalmente o tártaro fixa em lugares de acesso difícil, como abaixo do nível gengival. Ele também prejudica muito a autoestima do paciente, pois possui uma coloração amarelada ou amarronzada, ocasionando uma facilidade no aparecimento de manchas dentárias.

COMO PREVENIR?

Uma boa higiene bucal já ajuda no controle da placa bacteriana e prevenção do tártaro, principalmente se a escovação dos dentes for feita com um creme dental antitártaro e utilizado o fio dental para remoção de restos que ficam entre os dentes. Por isso, capriche em sua higiene bucal para manter seu sorriso sempre bonito e longe de problemas.

DICA DA CLÍNICA DO FUTURO

Visitar seu dentista de 6 em 6 meses também ajuda na prevenção contra a placa bacteriana e o tártaro, principalmente se for necessário fazer a remoção através da raspagem. Escolha um dentista que você confie, como os nossos dentistas. A CLÍNICA DO FUTURO ajuda a preservar o seu sorriso e elevar a sua autoestima. Entre em contato conosco e marque já uma consulta.