Unid. Santana de Parnaíba
11 4705 8288 11 4705 8289 Unid. Cajamar
11 4408 6172 11 4498 5039 Unid. Sumaré
19 3054 2491
Unid. Santana de Parnaíba
11 94682 7073 Unid. Cajamar
11 95405 5029 Unid. Sumaré
19 98836 5851

Quais são as etapas do tratamento ortodôntico?

Quais são as etapas do tratamento ortodôntico?

Para cuidar da saúde bucal e melhorar a estética do sorriso, o aparelho ortodôntico é indicado para aqueles que sofrem com problemas de oclusão dentária, diastemas, apinhamentos dentários etc.

Antigamente era comum que o tratamento demorasse, mas hoje com o avanço da tecnologia e diversos modelos de aparelhos disponíveis, o tempo é menor. Aqui na CLÍNICA DO FUTURO trabalhamos com 4 modelos e indicamos o que melhor atenderá a necessidade de cada paciente, como o aparelho convencional, estético, autoligado e o alinhador estético.

E quais são as etapas do tratamento ortodôntico? Compartilhamos um conteúdo especial detalhando as principais informações. Continue lendo!

 

ETAPAS DO TRATAMENTO ORTODÔNTICO

1. Avaliação e diagnóstico

A primeira etapa envolve a avaliação e o diagnóstico através de uma visita ao ortodontista. O profissional realiza uma avaliação clínica e exames complementares para conhecer melhor as características da anatomia do paciente.

 

2. Planejamento

Depois de saber qual é o problema, o ortodontista indica o melhor modelo de aparelho ortodôntico para dar início ao planejamento. Nessa etapa é feita toda a documentação, mas caso seja optado pelos alinhadores estéticos, o planejamento é feito através de um software.

 

3. Instalação

Antes da instalação, pode ser necessária a realização de alguns procedimentos para colocar o aparelho, como a profilaxia dentária. Quando é indicado o aparelho ortodôntico fixo, a data da instalação é agendada para que o ortodontista coloque o dispositivo. No caso daqueles que utilizarão os alinhadores estéticos, o tratamento inicia após a confecção dos mesmos.

 

4. Alinhamento dos dentes

Logo no começo do tratamento ortodôntico, o alinhamento dentário é o primeiro resultado a aparecer, já que é necessário corrigir os desalinhamentos, apinhamentos, giros e espaços antes da correção da mordida.

 

5. Correção da mordida

Nessa etapa o aparelho ortodôntico estimula as movimentações para que a mordida tenha o encaixe perfeito. No resultado final, os dentes anteriores da arcada superior cobrirão ligeiramente os da arcada inferior e os posteriores se encontrarão com precisão.

 

6. Finalização

Mesmo quando parece que todos os desalinhamentos e a mordida já foram corrigidos, são necessários pequenos ajustes para finalizar o tratamento. Nesse momento, ainda pode ser que alguns dentes não estejam no lugar adequado.

 

7. Contenção

Após a finalização do tratamento, o ortodontista pode indicar o uso de contenção por algum tempo para manter os dentes no lugar, evitando que desalinhem. É uma etapa muito importante para não perder os resultados obtidos e manter um belo sorriso.

 

DESCUBRA MAIS SOBRE OS APARELHOS ORTODÔNTICOS!

Aqui em nosso blog já compartilhamos diversos conteúdos sobre os aparelhos ortodônticos. Clique nos temas abaixo e confira!

Sinais apontam uso de aparelho dental

Como fazer a higiene bucal usando aparelho fixo?

Qual é o tratamento ortodôntico mais revolucionário?

Quando procurar um ortodontista?

Motivos que levam uma pessoa a usar aparelho ortodôntico novamente

 

AGENDE UMA AVALIAÇÃO NA CLÍNICA DO FUTURO!

Por acaso você é um daqueles que adiam a visita ao dentista ou o uso do aparelho ortodôntico? Agora que já sabe como é feito o tratamento e viu como ele é tranquilo, agende uma avaliação com um dos nossos ortodontistas e venha cuidar do seu sorriso na CLÍNICA DO FUTURO. Fale com uma de nossas unidades via whats:

Unidade Cajamar

Unidade Santana de Parnaíba

Unidade Sumaré

Mais recentes