Unid. Santana de Parnaíba
11 4705 8288 11 4705 8289 Unid. Cajamar
11 4408 6172 11 4498 5039 Unid. Sumaré
19 3054 2491
Unid. Santana de Parnaíba
11 94682 7073 Unid. Cajamar
11 95405 5029 Unid. Sumaré
19 98836 5851

Retração Gengival: O que é, causas, tratamento e prevenção

Retração Gengival: O que é, causas, tratamento e prevenção

O QUE É RETRAÇÃO GENGIVAL?
Retração gengival
é quando há uma redução no tecido da gengiva em relação ao dente, deixando parte da raiz exposta. Pode ser causada por diversos hábitos, existindo vários tipos de retração. A localização e profundidade determinam o prognóstico e o plano de tratamento.

É também conhecida como recessão gengival e metade das pessoas do mundo todo que possuem entre 18 e 65 anos, tem pelo menos um dente atingido por ela, e uma em cada três pessoas com mais de 30 anos possuem pelo menos dois dentes afetados.

 

CAUSAS
Muita força na hora da escovação dos dentes ou no uso do fio dental pode ser uma das principais causas da retração gengival. O fator genético também pode ajudar no aparecimento da doença, visto que as características da gengiva são herdadas geneticamente, e se seus pais possuem recessão, a probabilidade de você possuir é maior.

Infecção das gengivas, mau posicionamento dos dentes, acúmulo de tártaro, doença periodontal, alterações hormonais nas mulheres, enfraquecimento do sistema imunológico, uso de medicamentos que deixam a boca seca e bruxismo também são outras possíveis causas.

É mais comum em pessoas mais velhas ou em pessoas fumantes, diabéticas ou que não possuem uma boa alimentação.

 

TRATAMENTO
Seja qual for o motivo da retração gengival, ela possui tratamento. Quando o diagnóstico é feito precocemente, pode ser que nenhum tratamento complexo para corrigir seja necessário.

Caso seja necessário alguma intervenção, o dentista terá que trabalhar em conjunto com um periodontista (especialista em gengiva) para decidir o melhor tratamento. Quando a retração é causada pela periodontite , pode ser que seja preciso fazer uma limpeza mais profunda.

Em casos mais graves, o tratamento cirúrgico é recomendado. Ele é feito pelo periodontista e é chamado de enxerto de gengiva. Essa cirurgia recobre a porção da raiz que está exposta, reposicionando a gengiva ou usando um enxerto de tecido que é feito com um pedaço de gengiva retirada do céu da boca.

 

PREVENÇÃO
Use corretamente a escova de dente, sem pesar a mão, e visite frequentemente seu dentista. Isso ajuda a prevenir a retração da gengiva. Para quem já possui, é indicado fazer o controle e a manutenção com o profissional. Se a causa não for interrompida ou não for feito um tratamento, o paciente corre o risco de perder o dente afetado.

 

DICA DA CLÍNICA DO FUTURO
Se observar a retração em sua gengiva, atenção! Ela não cresce novamente. Isso significa que é muito importante tratar o problema logo na fase inicial e antes de se transformar em algo mais grave.

Na CLÍNICA DO FUTURO temos os melhores profissionais prontos para identificar a causa da retração gengival e orientar sobre os tratamentos.

 

Entre em contato conosco e agende já o seu horário.

Mais recentes