Unid. Santana de Parnaíba
11 4705 8288 11 4705 8289 Unid. Cajamar
11 4408 6172 11 4498 5039 Unid. Sumaré
19 3054 2491
Unid. Santana de Parnaíba
11 94682 7073 Unid. Cajamar
11 95405 5029 Unid. Sumaré
19 98836 5851

Saúde bucal e doenças crônicas: qual a relação?

Saúde bucal e doenças crônicas: qual a relação?

Você já deve ter ouvido que a saúde começa pela boca e essa frase é verdadeira. A cavidade oral é uma das principais portas de entrada de bactérias e microrganismos, além de mostrar sinais no corpo que há algo de errado.

Algumas doenças crônicas manifestam alguns sintomas pela boca e para você ficar atento, a CLÍNICA DO FUTURO compartilha informações sobre o assunto. Confira!

 

O QUE SÃO AS DOENÇAS CRÔNICAS?

As doenças crônicas são problemas que podem aparecer de maneira lenta, de maneira assintomática ou sintomática e por uma longa duração. Possuem uma etiologia complexa e envolve diversos fatores de riscos. As mais comuns no Brasil são diabetes, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias, osteoporose, hipertensão e colesterol alto.

 

QUAIS AS PRINCIPAIS QUE SE MANIFESTAM PELA BOCA?

Nem todas as doenças crônicas irão mostrar sinais na saúde bucal. As mais comuns e as possíveis manifestações que podem causar são:

. Diabetes

Os diabéticos têm altas chances de desenvolver problemas bucais por causa do descontrole da glicemia, interferência na produção de saliva e cicatrização demorada. Os pacientes com diabetes desenvolvem com mais facilidade doenças periodontais, boca seca e são mais suscetíveis a perda de dente.

 

. Doenças gastrointestinais

O refluxo gástrico é a mais comum e que mais leva perigo ao sorriso. Quando o ácido estomacal sobe para o esôfago, pequenas quantidades podem ficar na boca e entrar em contato com os dentes, danificando o esmalte dentário e a dentina.

 

. Doenças respiratórias

Asma, bronquite, rinite, sinusite... Essas são as principais doenças respiratórias e em algumas pessoas, pode causar boca seca por conta da respiração bucal e estão mais propensas às cáries e gengivite.

 

. Hipertensão

A hipertensão atinge cerca de 38,1 milhões de brasileiros e impacta na saúde bucal por conta do uso de medicamentos para controle. Em algumas pessoas podem causar boca seca, lesões bucais, hipertrofia gengival, reações liquenoides e mudanças no paladar.

 

. Osteoporose

A osteoporose é caracterizada pela diminuição da massa óssea e fragilidade do osso. Na saúde bucal gera riscos para a mandíbula e o maxilar. Os sinais que ela apresenta são retração gengival, diminuição da massa e da densidade óssea maxilar e pode levar à perda de dente.

 

RECOMENDAÇÕES:
O recomendado é visitar de 6 em 6 meses o dentista para realizar consultas preventivas, mas se o paciente possuir alguma doença crônica, o profissional irá indicar qual o momento ideal de retorno para acompanhamento e manutenção da saúde bucal.

 

Na CLÍNICA DO FUTURO você encontra uma estrutura completa para cuidar do seu sorriso e profissionais experientes para realizar os mais variados tratamentos com toda atenção e carinho que você merece. Agende uma avaliação em uma de nossas unidades:

Unidade Cajamar (NOVO ENDEREÇO!!!)

Unidade Santana de Parnaíba

Unidade Sumaré

Mais recentes