Saúde bucal e doenças crônicas: qual a relação?

Você já deve ter ouvido que a saúde começa pela boca e essa frase é verdadeira. A cavidade oral é uma das principais portas de entrada de bactérias e microrganismos, além de mostrar sinais no corpo que há algo de errado.

Algumas doenças crônicas manifestam alguns sintomas pela boca e para você ficar atento, a CLÍNICA DO FUTURO compartilha informações sobre o assunto. Confira!

O QUE SÃO AS DOENÇAS CRÔNICAS?

As doenças crônicas são problemas que podem aparecer de maneira lenta, de maneira assintomática ou sintomática e por uma longa duração. Possuem uma etiologia complexa e envolve diversos fatores de riscos. As mais comuns no Brasil são diabetes, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias, osteoporose, hipertensão e colesterol alto.

QUAIS AS PRINCIPAIS QUE SE MANIFESTAM PELA BOCA?

Nem todas as doenças crônicas irão mostrar sinais na saúde bucal. As mais comuns e as possíveis manifestações que podem causar são:

. Diabetes

Os diabéticos têm altas chances de desenvolver problemas bucais por causa do descontrole da glicemia, interferência na produção de saliva e cicatrização demorada. Os pacientes com diabetes desenvolvem com mais facilidade doenças periodontais, boca seca e são mais suscetíveis a perda de dente.

. Doenças gastrointestinais

O refluxo gástrico é a mais comum e que mais leva perigo ao sorriso. Quando o ácido estomacal sobe para o esôfago, pequenas quantidades podem ficar na boca e entrar em contato com os dentes, danificando o esmalte dentário e a dentina.

. Doenças respiratórias

Asma, bronquite, rinite, sinusite... Essas são as principais doenças respiratórias e em algumas pessoas, pode causar boca seca por conta da respiração bucal e estão mais propensas às cáries e gengivite.

. Hipertensão

A hipertensão atinge cerca de 38,1 milhões de brasileiros e impacta na saúde bucal por conta do uso de medicamentos para controle. Em algumas pessoas podem causar boca seca, lesões bucais, hipertrofia gengival, reações liquenoides e mudanças no paladar.

. Osteoporose

A osteoporose é caracterizada pela diminuição da massa óssea e fragilidade do osso. Na saúde bucal gera riscos para a mandíbula e o maxilar. Os sinais que ela apresenta são retração gengival, diminuição da massa e da densidade óssea maxilar e pode levar à perda de dente.

RECOMENDAÇÕES:
O recomendado é visitar de 6 em 6 meses o dentista para realizar consultas preventivas, mas se o paciente possuir alguma doença crônica, o profissional irá indicar qual o momento ideal de retorno para acompanhamento e manutenção da saúde bucal.

Na CLÍNICA DO FUTURO você encontra uma estrutura completa para cuidar do seu sorriso e profissionais experientes para realizar os mais variados tratamentos com toda atenção e carinho que você merece. Agende uma avaliação em uma de nossas unidades:

Unidade Cajamar (NOVO ENDEREÇO!!!)

Unidade Santana de Parnaíba

Unidade Sumaré