Lesões dentárias não cariosas

As lesões dentárias são problemas comuns em muitos sorrisos, mas que podem aparecer por várias causas. Cada lesão possui um nome e características diferentes e por isso, a CLÍNICA DO FUTURO compartilha a diferença dos 4 tipos de lesões dentárias, não cariosas, para você ficar atento ao seu sorriso. Confira!

LESÕES DENTÁRIAS E SUAS CARACTERÍSTICAS

1. Abrasão

A abrasão é uma lesão que acontece por conta da ação mecânica de fatores externos, como higienização dental realizada com muita força, hábito de roer unhas ou morder objetos, uso incorreto do fio dental etc. O tipo de creme dental e escovas com cerdas muito duras também podem influenciar. Essa lesão favorece a perda da estrutura dentária, podendo resultar em sensibilidade e retração gengival.

2. Abfração

A abfração é caracterizada pela perda de estrutura dentária causada por tensões mecânicas relacionadas à mastigação ou ao bruxismo. Ela expõe as camadas mais macias dos dentes e pode causar sensibilidade e reproduzir os sintomas da cárie.

3. Atrição

É algo natural do organismo, é um processo fisiológico provocado pelo atrito entre os dentes, que causa danos no esmalte dentário e na dentina. Até certo grau, é considerado normal, mas quando acontece a perda da estrutura dentária, é necessário buscar um profissional.

Por acontecer lentamente, é comum em idosos, mas pode aparecer independentemente da idade, inclusive, afetando até mesmo os dentes de leite.

4. Erosão

Causada pelo contato excessivo do esmalte dentário com substâncias ácidas, a erosão possui dois tipos: extrínseca e intrínseca. A erosão extrínseca é causada pela ingestão de alimentos e bebidas ácidas, já a intrínseca é quando o desgaste é gerado pelo ácido gástrico que entra em contato com os dentes por problemas médicos e psicológicos, como anorexia, bulimia e refluxo gástrico.

Por conta dessa lesão, a dentina fica mais vulnerável e exposta a problemas como cáries, infecções e inflamações, além de sensibilidade, fissuras e rachaduras nos dentes.

Caso não sejam tratadas no início, as lesões dentárias podem causar consequências na boca como dores, danos estéticos, dificuldade na mastigação etc. Em consultas preventivas, o dentista consegue notá-los e indicar o melhor tratamento para o caso.

Aqui na CLÍNICA DO FUTURO, você poderá contar com nossos profissionais para garantir o melhor cuidado à sua saúde bucal. Agende uma avaliação em uma de nossas unidades e venha fazer um check-up dental!

Unidade Cajamar (NOVO ENDEREÇO!!!)

Unidade Santana de Parnaíba

Unidade Sumaré