Unid. Santana de Parnaíba
11 4705 8288 11 4705 8289 Unid. Cajamar
11 4408 6172 11 4498 5039 Unid. Sumaré
19 3054 2491
Unid. Santana de Parnaíba
11 94682 7073 Unid. Cajamar
11 95405 5029 Unid. Sumaré
19 98836 5851

O que são as coroas dentárias?

O que são as coroas dentárias?

A coroa dentária é a parte superior dos dentes responsável por dar o formato que eles possuem. Às vezes pode sofrer alguns traumas e sua estrutura ser danificada, prejudicando não só a função dental, mas também a estética dos dentes. Para resolver isso, muitos dentistas indicam a utilização de próteses de coroas dentárias.

 

COMO ELAS FUNCIONAM?

Usadas desde o final do século XX, as próteses de coroas dentárias são como uma capa que revestem o dente natural para que suas funções sejam recuperadas. O material que elas são feitas evoluíram muito de lá pra cá e, hoje em dia, elas são bem mais resistentes e a sua estética possibilita um visual mais natural. É muito utilizada para cobrir inteiramente ou parcialmente algum dente danificado.

Mas não se engane que elas só possam ser usadas em casos desse tipo, o seu dentista também pode recomendar para substituir uma grande restauração, proteger um dente enfraquecido, restaurar um dente fraturado, cobrir um dente descolorido ou deformado e cobrir um dente que tenha passado pelo tratamento de canal.

 

COMO SÃO FEITAS?

Para receber uma prótese de coroa dentária, o dente precisa ser reduzido para que a coroa tenha um encaixe perfeito. Logo após a redução, é feito um molde exato para que ela seja confeccionada.

Com o molde, o laboratório fará a sua coroa no material especificado pelo dentista e uma provisória é colocada em sua boca para cobrir o dente que foi preparado. Quando a definitiva estiver pronta, a coroa temporária é removida e a nova é colocada sobre o dente já preparado.

 

TIPOS DE MATERIAIS DE COROAS DENTÁRIAS

Para a confecção da coroa dentária, seu dentista irá ver qual tem mais ligação com a sua necessidade e a coloração dos seus dentes. Os materiais mais comuns e utilizados são a resina, cerâmica (porcelana), metalocerâmica (metal e porcelana) e ligas de metais básicos.

Uma das opções mais baratas do mercado, a resina é um material muito acessível. Por ser um material bastante poroso e com uma facilidade de absorção de substâncias, ela não é muito indicada já que corre o risco de ser uma fonte de mau hálito. Também não possui uma duração muito longa, pois desgasta e quebra com facilidade. Seu uso é muito comum na confecção de coroas provisórias.

As coroas de cerâmica são feitas à base de porcelana e geralmente indicadas para o tratamento de dentes anteriores. Sua vantagem se dá pela cor do material que se assemelha à cor dos dentes naturais e é resistente ao desgaste, porém, ela não é indicada para pacientes que sofrem de bruxismo, já que o hábito de ranger os dentes pode gerar fraturas na cerâmica.

Toda prótese de coroa dentária passa por uma “cimentação” no dente, na metalocerâmica a porcelana é fundida na parte externa de uma estrutura de metal para reforçar o conjunto, ter melhor adaptação e evitar o surgimento de cáries. Ela é mais forte e durável que a coroa de cerâmica e muito recomendada para pacientes que sofrem de bruxismo.

As coroas de ligas de metais básicos são compostas por metais que reforçam a coroa e proporcionam uma alta resistência à corrosão. Diferente dos outros tipos, o dente não precisa ser tão reduzido.

 

INDICAÇÕES

As coroas dentárias são muito indicadas para quem:

  • Possui dente quebrado ou desgastado;
  • Pouca resistência na estrutura do esmalte;
  • Falta de dente;
  • Necessidade de ponte dentária;
  • Melhoria na aparência bucal;
  • Perda de estrutura dental.

 

DICA DA CLÍNICA DO FUTURO

As coroas dentárias podem durar uma vida toda se forem bem cuidadas e, para garantir a sua longevidade, você precisa manter uma boa rotina de higiene bucal. Mantenha seus dentes e gengivas saudáveis, escovando-os três vezes ao dia e usando fio dental diariamente.

Fazer visitas periódicas ao dentista também é o indicado para prevenir que ela se solte ou caia. A CLÍNICA DO FUTURO ficará feliz em te atender. Entre em contato conosco e marque já uma consulta.

Mais recentes