Periodontite: como prevenir e tratar o avanço da gengivite

PERIODONTITE

É comum as pessoas acharem que o maior problema da saúde bucal são as cáries, mas após os 35 anos de idade, elas tendem a reduzir e outros problemas passam ser mais frequentes. É o caso das doenças periodontais, como a periodontite e a gengivite.

O QUE É PERIODONTITE?

É o estágio das doenças periodontais em que as bactérias acumuladas na boca se calcificam nos dentes, formando o tártaro. Essas bactérias passam a destruir as estruturas que sustentam os dentes, começando pela gengiva e chegando até os ossos.

Quando a doença chega a esse ponto, nem sempre é possível reverter os danos. A CLÍNICA DO FUTURO teve o cuidado de selecionar alguns sintomas da gengivite (estágio inicial da doença) que evoluiu para uma periodontite.

PRINCIPAIS SINTOMAS DA PERIODONTITE:

. Amolecimento e queda dos dentes: A bactérias da placa bacteriana e do cálculo dental agem necrosando o dente. Há uma destruição dos ossos e ligamentos dentais e, com isso, os dentes podem ficar moles ou mudar de posição e, em casos mais graves, podem cair;

. Retração gengival: Os dentes podem parecer mais alongados porque com a perda das estruturas que lhe dão sustentação, a gengiva fica sem uma ancoragem para se estabelecer ao redor do dente;

. Aumento da sensibilidade: A coroa do dente é coberta pelo esmalte que a protege. Com a retração, a dentina também se expõe ao ambiente. Quando ela está exposta causa sensibilidade nos dentes;

. Formação de bolsas nas gengivas: A retração faz com que a gengiva que se solta forme algumas bolsas nos dentes. É como um tecido que se afrouxa e libera espaço entre a gengiva e o dente, tornando mais um local que retém alimentos e bactérias;

. Dores: Não são muito comuns na periodontite, mas podem ocorrer. Normalmente a sensibilidade aliada ao acúmulo de resíduos nas bolsas periodontais podem causar dor;

. Mau hálito: A grande quantidade de bactérias junto aos resíduos e alimentos causam mau odor. Isso, aliado ao cheiro do sangue e o pus gengival, ocasionados pela inflamação, pode provocar halitose;

. Alteração do paladar: O excesso de placa bacteriana e de bactérias também podem alterar o sabor dos alimentos.

COMO PREVENIR A PERIODONTITE?

A melhor maneira de evitar o desenvolvimento da periodontite é manter uma boa higiene bucal diariamente com escovação após as refeições, ao acordar e antes de dormir. O uso do fio dental também é imprescindível para limpar as regiões nas quais a escova não alcança.

QUAL PROFISSIONAL PROCURAR?

A periodontite tem controle da progressão, por isso o tratamento consiste em acompanhamento. É importante realizar consultas periódicas com um periodontista de sua confiança.

Procure um dos profissionais da CLÍNICA DO FUTURO para que seja verificada qualquer alteração no periodonto e assim será indicado o melhor tratamento a ser realizado.

TIPOS DE TRATAMENTO PARA PERIODONTITE:

. Raspagem periodontal para remoção de tártaro;

. Controle de placa bacteriana;

. Terapia de suporte;

. Medicação adequada.

DICAS DA DO FUTURO:

Afaste a periodontite! Mantenha sua boca saudável com uma boa higiene e não deixe de consultar o odontologista. Ele irá avaliar você e, a partir disso, pode oferecer opções e tratamentos adequados para seu caso. Marque uma consulta e não deixe a periodontite atrapalhar seu FUTURO.