Unid. Santana de Parnaíba
11 4705 8288 11 4705 8289 Unid. Cajamar
11 4408 6172 11 4498 5039 Unid. Sumaré
19 3054 2491
Unid. Santana de Parnaíba
11 94682 7073 Unid. Cajamar
11 95405 5029 Unid. Sumaré
19 98836 5851

Sinais que a sua língua precisa de mais atenção

Sinais que a sua língua precisa de mais atenção

A língua é um órgão sensorial e muscular muito importante para o nosso corpo. Afinal, é através dela que conseguimos falar, sentir os mais variados sabores, deglutir bebidas... E assim como os dentes e gengivas, precisa de atenção para uma boca mais saudável. Você sabia que a línguasinais que há algo de errado? Continue lendo e descubra quais são e os problemas que mais afetam a região.

 

QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DE UMA LÍNGUA SAUDÁVEL?

Uma língua saudável possui uma aparência rosada, lisa, consistente e homogênea. Em alguns momentos pode ser que fique esbranquiçada, mas isso acontece devido ao acúmulo de células mortas, alimentos ou bactérias e, ao higienizá-la, já voltará a ter uma aparência saudável.

 

QUAIS OS SINAIS QUE PRECISAM DE ATENÇÃO?

Os problemas na língua possuem os mais variados sinais como dor na região, atrofia, mau hálito, mudança na coloração, presença de manchas e dificuldade para movimentá-la, falar e comer.

 

QUAIS PROBLEMAS MAIS COMUNS PODEM OCORRER NA LÍNGUA?

Os principais problemas que afetam a língua são:

1. Afta

Sendo uma inflamação que pode atingir a boca, a afta se apresenta como uma lesão avermelhada com parte do meio amarelada. Aparece por reação alérgica, baixa imunidade, infecções causadas por vírus e doenças sexualmente transmissíveis etc.

 

2. Candidíase oral

Um tipo de infecção fúngica, a candidíase oral é popularmente conhecida como “sapinho” e causa o desenvolvimento de manchas brancas irregulares na língua. É mais comum aparecer em pessoas com imunidade baixa.

 

3. Câncer de língua

O câncer de língua é um dos tumores que acometem a mucosa oral. Geralmente dá sinais como manchas avermelhadas ou esbranquiçadas, caroços, dificuldade para engolir, dormência na língua etc. É mais comum atingir homens acima dos 50 anos e que fumam há muito anos, além de pessoas com alto consumo de álcool e com falta de cuidado com a higiene bucal.

 

4. Língua geográfica

É uma condição em que a língua fica com marcas definidas, salientes, com bordas brancas e a parte áspera desaparece. A língua geográfica pode variar de tamanho e faz parte da anatomia da pessoa.

 

5. Macroglossia

A macroglossia é quando ocorre o aumento das dimensões da língua, sendo mais frequente em crianças e adultos jovens. É associada a fatores como alergias, disfunção da glândula tireoide, má-formação congênita, síndrome de Down etc.

 

Os cuidados com a língua são essenciais para uma boca saudável. Por isso, ao notar qualquer alteração, é importante procurar um dentista para descobrir o que está acontecendo, principalmente em casos de feridas que não cicatrizam após duas semanas.

Aqui na CLÍNICA DO FUTURO contamos com profissionais com anos de experiência para cuidar do seu sorriso e deixá-lo longe de problemas. Agende uma avaliação em uma de nossas unidades.

Unidade Cajamar (NOVO ENDEREÇO!!!)

Unidade Santana de Parnaíba

Unidade Sumaré

Mais recentes